Categorias:

6 Curiosidades sobre Bitcoin e Blockchain

Neste mundo cheio de inovação e curiosidades, o Alter quer ajudar você a aprender mais sobre criptomoedas e como gerenciá-las. Para isso, criamos uma sequência de conteúdos criativos para você se atualizar, aprender, compartilhar e difundir o conhecimento da economia digital. 

Agora, confira 6 curiosidades informativas sobre o Bitcoin e a Blockchain!

1 – O surgimento do Bitcoin

A moeda digital Bitcoin foi criada no ano de 2008 como uma alternativa à crise financeira mundial. Ela surge com a ideia de substituir o dinheiro físico com flexibilidade, transparência e desburocratização nas transações.

O surgimento do Bitcoin

2 Bitcoin e o mercado

O Bitcoin foi criado para realizar compras e fazer transações de forma segura, rápida e com privacidade. O mais interessante do Bitcoin é observar que ele se tornou um investimento de alto risco, sendo considerado por muitos especialistas uma reserva de valor, como o ouro.

Bitcoin e o mercado e a blockchain

3 – Quem é Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin?

A criptomoeda apareceu pela primeira vez em um artigo assinado sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. O curioso é que até hoje ninguém sabe se é uma pessoa ou um grupo de pessoas. No artigo, Satoshi Nakamoto descreve precisamente como a moeda digital viria a funcionar. Também foi ali que a blockchain surgiu. Em síntese, blockchain nada mais é do que um livro-razão digital que registra todas as operações de forma descentralizada entre os participantes.

4 – O código do Bitcoin

O Bitcoin utiliza um código complexo, que não pode ser alterado, e todas as transações que o envolvem são protegidas e criptografadas. Toda vez que é feita uma transação, um grupo de participantes, chamados de mineradores, validam e gravam as operações no blockchain, garantindo assim a segurança deste processo.

O código do Bitcoin

5 – Mineração

A partir do processo de mineração é que são gerados novos bitcoins. Quando os mineradores validam as operações, eles vão completando cada bloco do sistema. Toda vez que se termina um bloco, os mineradores vencedores ganham uma fração dos novos bitcoins como recompensa. Esta recompensa cai pela metade a cada 210 mil blocos completados (o que leva cerca de quatro anos), num processo conhecido como halving.

6 – 21 milhões de bitcoins

No artigo de Nakamoto, foi estipulado que haverá no máximo 21 milhões de bitcoins em circulação. A expectativa é que o halving siga ocorrendo a cada quatro anos, o que nos leva à conclusão de que novos Bitcoins deixarão de ser minerados em 2140. Mas o processo de validação de blocos continuará a existir.

Blockchain - 21 milhões de bitcoin

Além dessas curiosidades sobre Bitcoin e Blockchain, leia também nosso editorial – Criptomoedas inspirando o mercado financeiro e serviços digitais – e veja como a tecnologia cripto está mudando o mercado que conhecemos.

Quer fazer parte do mundo da cripto economia? Veja aqui como abrir sua AlterConta!

Continue nos acompanhando aqui no AlterBlog. Toda semana, novidades sobre o Alter e o mundo cripto.