Categorias:

Criptomoedas são para você? Avalie seu perfil de investidor cripto!

As criptomoedas são ativos considerados voláteis e um investimento de alto risco. Quando falamos que um ativo tem alta volatilidade, isso significa que seu preço varia muito e de maneira muito rápida.  A partir desse conhecimento, é possível escolher o quanto se quer arriscar na hora de investir, criando assim estratégias de investimento e entendendo qual o seu perfil de investidor.

As criptomoedas e o Bitcoin têm cada vez mais ganhado os holofotes como uma das tecnologias do futuro. Por esse e outros motivos, o Bitcoin e o mercado de criptomoedas vêm sendo o favorito de muitos investidores. Porém, como o mercado de criptomoedas é diferente do mercado tradicional de ações, é importante verificar se seu perfil de investidor está alinhado com o perfil do mercado de criptomoedas. E além disso, deve sempre ponderar os riscos e realizar estudos necessários para estar preparado para investir.

Por isso, entender qual o seu perfil de investidor em relação a criptomoedas ajuda a reduzir as chances de possíveis perdas em movimentações equivocadas.

Investidor conservador

Geralmente é um perfil de quem está começando a investir. Eles costumam fazer aportes menores e em ativos de menor risco, além de realizar investimentos ocasionais.

O conservador tem grande aversão a risco, preferindo sempre ganhos menores com baixo risco à se aventurar a ter ganhos maiores em ativos mais arriscados. 

Criptomoedas não são ativos de investimento interessantes para este tipo de perfil de investidor.

Investidor moderado

O perfil desse investidor já é um pouco mais seguro na hora de tomar decisões de alto risco e consegue de forma ocasional fazer investimentos de pequeno e médio porte em bitcoins, por exemplo.

O moderado tem o costume de ler sobre e entender os investimentos disponíveis. Assim, seu conhecimento sobre investimentos o permite mensurar os riscos envolvidos. 

Com essas características, o perfil moderado consegue ser mais eclético na hora de montar sua carteira de investimentos, direcionando parte do seu investimento para ativos seguros e outra parte para ativos de maior risco. Desta maneira, ele consegue auferir ganhos maiores do que um perfil totalmente avesso ao risco (conservador) se expondo a um risco calculado.

Investidor agressivo

Este tipo de investidor já possui bastante conhecimento sobre o mercado e é capaz de correr riscos maiores para obter um retorno mais alto. Sendo assim, trata-se de um perfil que pode saber qual é o melhor momento para realizar uma compra ou venda de uma criptomoeda. 

Tal conhecimento e confiança nos investimentos não vem do nada. Investidores de perfil agressivo geralmente trabalham no setor financeiro e diariamente estão estudando e traçando estratégias de investimento. Eles são mais propensos a investir em ativos de alto risco em busca de alto retorno não porque são inconsequentes, mas sim porque têm muito estudo envolvido por trás de suas estratégias arrojadas.

Agora que você já sabe qual é seu perfil de investidor, vamos começar? Abra já sua conta do Alter!

*Todo conteúdo exposto por meio desta matéria, tem caráter exclusivamente informativo e não consiste em qualquer tipo de recomendação de ativo financeiro, investimento legal ou de qualquer outra natureza.