Categorias:

O que são chaves privadas?

O Bitcoin, assim como a maior parte das criptomoedas, utiliza um sistema criptográfico para provar que você é realmente o dono das suas criptomoedas, e é disso que vamos falar hoje. Veja só!

O que é uma chave privada?

A chave privada é um código alfanumérico criptografado que permite o acesso às suas reservas de bitcoins ou outras criptomoedas. É a única forma verdadeira de garantir que você é o dono destes ativos.

Esse código serve para provar que você é o proprietário de um endereço específico de criptomoedas. Quando você tem o controle de uma chave, tem o poder de fazer transações e gastar os ativos anexados a esse endereço.

Para ilustrar, um exemplo de chave privada poderia ser o seguinte:

E9873D79C6D87DC0FB6A78633389F453213303DA61F20B#####*****33262

*Em nenhuma circunstância você deve usar esta chave privada*

Como funciona a chave privada

Possuir uma chave privada é simplesmente a sua maneira de dizer “este endereço é meu e eu tenho acesso a ele”. Mas vale lembrar: as moedas são armazenadas no blockchain e não na sua chave privada. Para fazer uma transação com criptomoedas, você precisa provar que é o proprietário de um determinado endereço. Isso é possível quando se é o detentor da chave privada correspondente a ele.

Nunca divulgue ou compartilhe sua chave privada. Se torná-la pública, você quebra totalmente com seu propósito – que é o de, através de criptografia, garantir sua privacidade e segurança.

Onde estão minhas chaves privadas?

Suas chaves privadas estão em uma carteira de criptomoedas, que normalmente é um software móvel, físico (desktop) ou um dispositivo de hardware especializado.

Com as configurações e funcionalidades modernas das carteiras de criptomoedas, você provavelmente nunca irá manipular as chaves privadas diretamente, pois as carteiras geralmente as gerenciam automaticamente para você. É comum que elas forneçam, como backup, uma frase-semente que codifica suas chaves privadas.

Chaves privadas e chaves públicas

As chaves públicas e privadas são partes integrantes do Bitcoin e de outras criptomoedas. Elas permitem que você envie e receba criptomoedas sem a necessidade de terceiros para verificar as transações. Essas chaves fazem parte da estrutura de criptografia de chave pública (PKC). Você pode usar essas chaves para enviar suas criptomoedas para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento. As chaves públicas e privadas se encaixam, como um par de chaves que funcionam juntas.

Assim, enquanto suas chaves públicas podem ser compartilhadas para que você receba transações, suas chaves privadas devem ser mantidas em segredo. Se alguém tiver acesso à sua chave privada, também terá acesso a qualquer quantia de criptomoedas que você possuir.

Principais vantagens da chave privada

  • Uma chave privada é uma forma sofisticada de criptografia que permite ao usuário acessar suas criptomoedas. 
  • Os proprietários de criptomoedas geralmente recebem uma chave privada e um endereço público para, respectivamente, enviar e receber moedas ou tokens. O endereço público é onde os fundos são depositados e recebidos, mas com eles não é possível fazer saques – para isso, a chave privada exclusiva é necessária. 
  • Uma chave privada é um aspecto integral do bitcoin e altcoins, e sua composição de segurança ajuda a proteger o usuário contra roubo e acesso não autorizado a fundos.
  • As chaves privadas podem assumir algumas formas diferentes, geralmente representadas como uma série de caracteres alfanuméricos, o que torna difícil para um hacker quebrá-las.

Para resumir, é possível pensar na seguinte analogia: a chave pública tem a mesma função que os dados de sua conta bancária, enquanto a chave privada é sua senha pessoal para acessá-la e para validar qualquer transação. Tudo isso é feito por meio da criptografia, dando segurança a toda e qualquer informação gerada nesses processos.

Quer saber mais sobre criptos? Veja nosso conteúdo sobre como as criptomoedas estão inspirando o mercado financeiro e serviços digitais.